segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Hidratando os cabelos facilmente em casa!


Nada melhor do que cabelos macios e limpos, não é mesmo? Eles brilham naturalmente, ficam com balanço e dá gosto deixá-los soltos, num penteado ou a mostra num lindo corte, mas, afinal, como obter esses resultados todas as semanas do mês, independente de ir ao salão? Fácil! Basta HIDRATAR pelo menos uma vez na semana (Para cabelos cacheados, recomendo duas, a cada 3 dias, em médía) EM CASA!

Dai você me perguntará: "Mas como fazer bem feito?" Basta seguir essas dicas simples:

1 - Escolhendo seus produtos
Para uma boa hidratação, você precisará de um bom creme (daqueles de potes, existem infinitas marcas para todos os gostos e bolsos, eu particularmente uso Pantene a um bom tempo e adoro), e ampolas de hidratação (Pode ser de Vitaminas A, E, Queratina, vai de acordo com a necessidade dos seus cabelos naquele momento. Outra coisa importante é ler no rótulo o princípio ativo do creme, exemplo: não use ampola de Karité num creme que seja ou leve um percentual de manteiga de Karité no mesmo.)! Ah, e uma touca, mas esse é opcional, falaremos logo sobre isso.

2 - Lavando os cabelos

Lave-os sempre com água morna no primeiro e segundo enxágue, antes do creme, isso é muito importante pois, a água quente danifica os cabelos, e a fria fecha as escamas do fio, então a água morna é a ideal pois não agride e as abre de forma suficiente para receber a hidratação.

3 - Enfim, hidratação!

Aqui vem a parte mais importante, aonde você decidirá se prefere fazer algo mais rápido, no banho mesmo, ou levar mais tempo com touca (de alumínio ou plástica, mas com toalha morna dentro!). Vamos analisar os dois casos:

Caso A - No banho:

Enluve mecha a mecha , passando entre os dedos rapidamente, com as porções de creme, se puder, deixe-o para cima e espere o tempo mínimo recomendado pelo fabricante (geralmente de 3 a 5 minutos), mas, se estiver com paciência, continue o banho tomando cuidado para não molhar o cabelo nesse tempo e deixe até 10 minutos, no máximo. Depois enxágue bem e use o condicionador e jogue um jato de agua fria para finalizar (explico isso daqui a pouco).


Caso B - Fora do banho:

Faça o mesmo processo descrito acima sobre a aplicação do creme, porém coloque uma touca de alumínio ou plástica, mas se possível, com uma toalha molhada em água morna envolvendo seu cabelo antes de colocar a mesma. O porque disso? Simples, o calor ajudará a fixar melhor os ativos do creme, em ambos os casos. Alumínio retém calor, e a toalha morna pode ajudar igualmente, na falta da primeira opção. O tempo? Nesse caso, fique de 15 a 30 minutos, dependendo de como seu cabelo esteja (com químicas, danificado, etc), mas geralmente não adianta passar desse tempo pois depois o fio para de absorver os nutrientes e princípios ativos do produto, e então você só estará entupindo os poros do couro cabeludo com oleosidade (o que gera caspas, por exemplo). Depois lave com água morna para fria, ou fria para retirar todo o creme e faça o mesmo processo final sugerido acima.

4 - Porque passar o condicionador depois da hidratação?

Porque poucos sabem, mas o condionador é um finalizador, serve para fechar as escamas do fio, para que assim ele possa reter os nutrientes obtidos no shampoo, porém no processo de hidratação, a última coisa que queremos são fios fechados para receber o produto, certo? Experimente isso na próxima hidratação e depois me conte como seu cabelo ficou mais lindo do que nunca! ;)

5 - Porque usar um jato de água fria após remover o creme e o condicionador?

Porque a água fria resolve e finaliza de fato esse processo de fechamento das escamas do fio, ajudando a dar mais brilho e leveza aos seus cabelos! Ah, e se puder, use água mineral no último enxágue, fará milagres!

6 - Como secar sem agredir os fios?

Use uma toalha seca e macia, seque massageando desde o couro cabeludo até o fim do fio, sem pressa, retirando toda a água. Nada de cabelo pingando, torcê-los ou fazer aquele "turbante" com a toalha, isso só serve para quebrar os fios, deixá-los frágeis e suscetíveis a queda. Depois, passe um protetor anti calor e escolha a secagem final (secador com ou sem chapinha/babyliss), ou ainda use uma mousse ou leave-in, no caso de cabelos cacheados, e escolha se quer deixar secar ao natural ou com o difusor. Também vale silicone para abaixar os fiozinhos mais rebeldes (frizz), principalmente no topo da cabeça, e um bom reparador de pontas! Se ainda for o caso de um cabelo curto com um penteado que precise de fixação, seque como escova ou só jato frio e passe depois a mousse/gel/cera/pomada e o spray fixador.



















Enfim, fico por aqui, espero que você possa colocar em prática essas dicas o mais breve possível! Se quiser, me conta ou manda uma foto pelo FACEBOOK!

Um Beijo,

Fab

Nenhum comentário: